PROJETO 3X1 -EUNICE ESPINOLA

PROJETO 3X1 -EUNICE ESPINOLA
PROJETO DE 3 MÍDIAS E UMA PREMIAÇÃO

sábado, 8 de março de 2014

LUPITA NYONG'O - A FORÇA DO OLHAR






Lupita Nyong'O  a atriz que conquistou o mundo... dizem,  para mim  uma jovem que me deixou impressionada com sua interpretação no filme  DOZE ANOS DE ESCRAVIDÃO.
 Não sei se  foi o escritor que não conseguiu esquecer a dor desta escrava em especial, ou se fui eu quem não conseguiu esquecer as cenas que assisti. Só sei que senti uma profunda necessidade de saber que fim se dera a historia desta coadjuvante. 


Não sei bem se a interpretação ou a historia, ou se ambas mexeram comigo mas, quis registrar aqui este nome e esta jovem... Sem perder o foco da historia real de uma vida real. O filme narra a vida de  Solomon Northup era um cidadão nova-iorquino, violinista, homem culto, casado e com filhos. Numa viagem de negócios a Washington, o drogaram e, quando acordou, viu-se transformado em escravo. Vendido para as plantações do Sul do país, penou durante muito tempo até conseguir ser libertado. De volta à sua casa e família, escreveu um livro importante para a campanha pela abolição da escravatura nos EUA. Esse texto pungente está na origem de 12 Anos de Escravidão, dirigido pelo britânico Steve McQueen e indicado para nove categorias do Oscar. É favorito aos troféus principais, entre eles o de filme, direção e ator para seu magnífico intérprete, o também britânico Chiwetel Ejiofor. A história cobre os 12 anos de sofrimento de Solomon, do sequestro em 1841, ao resgate em 1853.



Mas voltando a jovem interprete negra.

Lupita Nyong’o nasceu no México durante o período em seu pai lecionou no país. Sua família é bem influente no Quênia, o pai Peter foi ministro e senador e a prima, Isis Nyong’o, eleita a mulher africana mais influente, pela revista Forbes, em 2012. Logo após se formar em Cinema e Teatro na Hampshire College, nos Estados Unidos, a bela trabalhou como equipe de produção para vários filmes, incluindo o “Jardineiro Fiel”, do diretor brasileiro Fernando Meirelles.


É um filme que logico, ganhou o Oscar e bem merecido, e que teve Lupita como a primeira queniana a ganhar um Oscar na historia do país. 


É um filme de assistir sentado e com a mão na consciência...

EUNICE IS BLACK PRA VOCÊ!

Nenhum comentário:

Postar um comentário